Profe Indianara

domingo, outubro 29, 2006

ECS 6


ECS6-WEBERII

A partir das teorias de Weber, cito aqui duas situações da minha vivência profissional:
1- Relação ser/estar x papéis: leciono para duas turmas de 4ª série. Eles estão chegando à fase da pré-adolescência e alguns até já estão na adolescência. Vejo a minha relação com eles de forma bem diversa, algumas vezes ajo de forma carinhosa, maternalista (dominação carismática), outras vezes sinto que preciso ser mais rigorosa (dominação tradicional), pois muitos alunos não têm limites em casa e percebo que eles necessitam deste limite imposto, na escola.
Um dos meus alunos já é um aluno defasado e ao questioná-lo, ele simplesmente respondeu-me com grosseria, ao conhecer sua família, percebi que o menino era, em casa, dominado pelo pai de forma autoritária e pela mãe totalmente o defendia, mesmo ele estando errado...
2- Relação poder / hierarquia: quanto à hierarquia, trabalho em duas escolas e esta relação é totalmente diferente de um lugar para o outro. Tomo a visão da dominação exercida pelos outros a mim e não o contrário. Por todos os pontos de vista, a disciplina no serviço, as normas e tradições familiares e a devoção afetiva, estão implícitas no trabalho que realizo com minhas colegas e superiores. Gostar do lugar em que se trabalha é uma das táticas dos dominantes para ser dominado. Muitas vezes fazemos trabalhos que não seriam de nossa competência ou são contrários aos nossos princípios, mas acabamos por fazê-los por coleguismo, imposição, etc.

2 Comments:

Blogger si said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:19 AM  
Blogger Ivanize Honorato said...

Ol@!!!
Os três tipos de dominação perpassam na nossa sala de aula... ocupamos os dois papéis: o dominante (em realção aos nossos alunos0 e dominados (em relação a instituição)!!!

Muito interessante teus depoimentos!!!
Aguardo tua visita no meu blog!!!
beijos

11:57 AM  

Postar um comentário

<< Home