Profe Indianara

quinta-feira, outubro 05, 2006

Atividade 3 - Educação, cultura e sociedade

QUESTÕES SOBRE O TEXTO: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIALIZADOR: FUNÇÃO HOMOGENEIZADORA E FUNÇÃO DIFERENCIADORA
(Émile Durkheim)

1. Qual a posição de Durkheim, frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim vê que estes fatos não devem estar interligados. A influência das coisas sobre o homem é diversa, por processos ou resultados que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que “incorrem”.
Segundo Kant, “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz” e a outra é que segundo James Mill, “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes”. Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas, antes de o fazer, ele considera a história, não encontraria anda em que apoiasse tal hipótese. A educação varia com o tempo e o meio.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
De acordo com Durkheim, para definir educação, deve-se considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tinham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns (as gerações e a natureza específica da influência sobre estas gerações).

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
No decorrer da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito, sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte, etc. base do espírito nacional, fixando essas idéias na consciência dos educandos, tornando-o igual ao coletivo e, a partir daí, diferente na sua individualidade.

5. Segundo o autor, que função “o ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal seria: 1)um certo número de estados físicos e mentais, que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros, 2) certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique.
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica de novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. O ser individual, relação consigo mesmo e com os acontecimentos pessoais e o ser social, que opera no mundo externo, de acordo com o meio social em que está inserido, praticando e interagindo com indivíduos dos quais faz parte.

7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, mas sim, torná-lo criatura verdadeiramente humana.