Profe Indianara

quinta-feira, setembro 28, 2006

Escola, cultura e sociedade - atividade 1



POR QUE ME TORNEI PROFESSORA?
Tenho um irmão que é três anos mais novo que eu. Ele nunca foi um exemplo de aluno e sempre tinha muitas dificuldades com os conteúdos. Na minha infância, sempre que brincava com ele, brincava de aulinha. Eu tentava ensiná-lo a contar com aqueles ábacos horizontais que vinham junto aos quadros-negros infantis, escrevia temas que eu aprendia na escola enfim, várias atividades para que ele viesse a aprender, porém ele não gostava muito. Hoje ele tem 27 anos e nem terminou o 1° grau...
Além dessa experiência infantil, sempre estudei em escola particular, sempre tive muito incentivo de meus pais para continuar meus estudos, e nestes incentivos, minhas professoras, assim como a escola elitista em que estudava, foram as melhores. Adorava, amava mesmo minha escola, a tal ponto de gostar mais do ambiente escolar, do que da minha própria casa. Lembro-me muito bem da minha pré-escola, das minhas professoras, do ambiente, das merendas que levava, das toalhinhas pra lavar as mãos e da que utilizava para colocar a merenda na classe... Essas lembranças, na minha memória, são momentos mágicos, que se pudesse voltar no tempo, começaria minha vida escolar toda de novo!
Eu acho que é isto que me motivou a fazer o magistério; fazer com que meus alunos se lembrem desta época mágica, que é a época de ser estudante, gostar da escola, ter prazer em aprender sempre mais!


COMO VIVENCIO SER PROFESSORA?
Atualmente, a educação está desacreditada pelas pessoas a nossa volta, pela mídia e governantes. Assim como a educação, a família não é mais a mesma; lares desfeitos, crianças exploradas, mães que trabalham... Neste universo educacional, a instituição “escola” vê-se com outros propósitos a atingir, pois ela deve hoje, dar conta de educar e proporcionar um aprendizado atualizado a seus alunos.
A família ou responsáveis que cuidam da criança que está na escola, não fazem o seu “dever de casa” e cobram da escola (professores) o que cabe a ela (família) fazer, causando muitas confusões e desentendimentos no âmbito escolar.
Apesar da mídia e das famílias que, sob influência da mídia, desacreditam o papel dos educadores, cabe a nós sermos fortes e termos valores morais e até mesmo fé, de que vale a pena acreditar no futuro destas crianças, plantar as sementes, pra que gerem bons frutos.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Mais uma semana passou...

Pois é, o curso está a mil po hora e tenho que trabalhar ainda no sábado.Haja fôlego!

sábado, setembro 09, 2006

Mais tranquilidade!


Está ficando mais fácil fazer as tarefas do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS! Até que enfim...consegui fazer as atividades principais sem grandes dificuldades.

Até parece nossa turma!

quarta-feira, setembro 06, 2006

Boa coisa é um feriadão!

Amanhã nós temos que desfilar em Sapiranga... Mas como é véspera de feriado, e tem sexta, sábado e domingo, até nem estou me importando com os desfiles (tenho que desfilar pelo Érico e a Mª Emília), pode???
Viram que eu estou de aniver no domingo? Vou fazer faxina pra receber os mais "chegados"! Espero descansar muuiiito nestes dias!

domingo, setembro 03, 2006

Visita aos blogs da Cris, Elisa e Grace!

Foi bom ler o que pensam as gurias que agora, são minhas colegas de faculdade. Elas parecem bem legais e espero que tenhamos uma boa troca de idéias durante o curso.
A Elisa, http://elisaeccel.blogspot.com, tem um blog cor de rosa, apesar de não gostar da cor, pra ela ficou muito bem! E disse a ela que ela é muito esperta, pois eu não sei se conseguirei terminar minhas tarefas...
Já a Cristiane, http://cristianessimões.blogspot.com, tem um blog bem criativo e mencionei o fato dela ser boa motorista, pois ela me deu uma carona até Taquara, na semana retrasada.
E por fim o blog da Grace, http:gracekunst.blogspot.com, que tem uma foto do seu sobrinho que, pelo jeito, é o seu xodó. Tem a sua foto, e colocou no seu blog que é muito simpática e paciente. Já sei, quando estiver em apuros nos trabalhos, já sei pra quem pedir socorro!